Exposição "Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas" de Gal Oppido

Escrito por: -

Exposição Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas de Gal Oppido

A galeria LUME Photos abre a exposição “Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas”, de Gal Oppido, com 22 fotografias das duas cidades, que povoam o imaginário popular e carregam em si um misto de ficção e realidade, que se confundem e se complementam.

Com curadoria de Paulo Kassab Jr., a mostra exibe uma série de registros que Gal fez nos anos de 2009 e 2011, com um mesmo conceito, focado no espaço lúdico urbano das célebres cidades norte-americanas: Los Angeles, composta de várias cidades dentro de uma única, e Las Vegas, uma única cidade que apresenta vários cenários. “É um confronto entre o cotidiano e o lúdico”, como afirma o próprio artista. Além dessas fotografias, a exposição traz ainda desenhos produzidos por Gal nessas viagens, como uma espécie de diário de bordo gráfico, um hábito que cultiva há anos.

- Veja imagens da exposição

Para essas séries, Gal Oppido partiu de uma visão bastante ampla e registrou imagens da arquitetura e de paisagens, com e sem presença humana. As fotografias de Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas retratam o que essas cidades possuem de mais intenso: “Glamour e drama, cinema e telejornal, sonho e vida real”, analisa Paulo Kassab Jr.

Tendo nascido em São Paulo, e não nas cidades que escolheu como cenário para esses trabalhos, Gal nos mostra uma visão global de representação da vida, que, a seus olhos tornou-se vital nos Estados Unidos.

“Eu nasci em São Paulo, que é uma cidade composta por várias cidades em uma só, assim como Los Angeles, por exemplo. Mas São Paulo se constrói a partir de uma lógica de produção e o lado funcional de Los Angeles e de Las Vegas é ligado à ilusão”, explica.

Essa irrealidade apontada por Gal – da opulenta produção cinematográfica à ilusão da sorte no jogo – conecta-se diretamente com a própria técnica utilizada por ele, visto que, com a fotografia, capta-se uma realidade, que, uma vez congelada a partir de ângulos, focos e iluminações arbitrárias, determinados pelo artista, é transmutada em ficção. Dessa maneira, os paralelos e intersecções entre real e irreal, do conceito da mostra e da fotografia em si, fundem-se num metaconceito.

Exposição Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas de Gal OppidoExposição Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas de Gal OppidoExposição Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas de Gal OppidoExposição Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas de Gal Oppido

Exposição: Gal Oppido – Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg
Abertura: 06 de Agosto de 2012, segunda-feira, às 19h30
Período: de 07 a 30 de Agosto de 2012
Local: Lume Photos – www.lumephotos.com
Rua Joaquim Floriano, 733 - 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3704.6268 – visitas agendadas
Horário: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!