Documentário mostra arte transformando ruas na Brasilândia

Escrito por: -

Coletivo Boa Mistura
A Brasilândia é uma favela de São Paulo, e como todas as favelas, possui inúmeros problemas que tornam a vida dos seus moradores difícil. Mas a favela também pode ser um lugar de belos relacionamentos entre as pessoas, e por que não, também um lugar onde se encontra beleza, força e doçura nas suas estreitas ruas.

Foi para inspirar a transformação através da arte que o Coletivo Boa Mistura, da Espanha, criou um amplo projeto social, que visa levar arte a comunidades pobres do Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira parte do projeto foi realizada no Morro Jardim Princesa, na favela da Brasilândia, e rendeu um mini-documentário, que você confere após o jump.

Durante quase duas semanas, integrantes do Coletivo moraram com uma família da favela, o que lhes permitiu vivenciar o dia a dia destas pessoas e integrar-se. É portanto um projeto que esbanja autenticidade.

Após estudos preliminares e diálogo com os moradores, foram escolhidos os conceitos de “Beleza”, “Firmeza”, “Amor”, “Doçura” e “Orgulho” para ser trabalhados no projeto. Aproveitando a geometria própria das vielas da favela, cheia de ladeiras e incongruências, devido ao crescimento desordenado, foram pintadas estas palavras de tal forma que parecem ser uma imagem em 3D, “pulando” para a realidade de acordo com o ângulo que você olhe.

Confira o documentário após o jump.

Arte na Brasilândia
Arte na BrasilândiaArte na BrasilândiaArte na BrasilândiaArte na Brasilândia

Votar no artigo:
4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.