5 ideias para reutilizar tecidos em artesanato

Escrito por: -

Artesanato com restos de tecido
 
Não há limites para uma mente criativa. Quem gosta de artesanato pode reutilizar restos de tecido de infinitas maneiras, para criar objetos de decoração, como barras de cortinas, e de uso pessoal, como bolsas, por exemplo. Desta forma, você vai estar ajudando o meio ambiente, pois muitos tecidos levam centenas de anos para serem degradados.
 
Confira 5 ideias práticas para reutilizar tecidos:
 
1. Capas de almofadas. Almofadas são peças versáteis que vão dar um toque de cor ao seu ambiente. Além disso, é uma maneira de preservar aquela sua blusa que você ama mas que está manchada e não pode mais ser usada como roupa. Você também pode aproveitar a técnica de patchwork para criar colchas, mantas e tapetes usando apenas restos de tecido.
 
2. Capas para vasos. A ideia que você vê na foto acima é bem rápida e fácil, e permite reutilizar meias velhas de tricô ou de lã para fazer charmosas e aconchegantes “suéteres” para vasos de flores. Basta cortar no tamanho certo, costurar uma base e vestir os vasos. Como o material é elástico, se ajusta a diferentes tamanhos.
 

Artesanato com tecidos

Artesanato com tecidosArtesanato com tecidosArtesanato com tecidosArtesanato com tecidos

 

 
3. Bonecos de pano. Bonecos e brinquedos de pano fazem sucesso com a garotada e com os pais, pois são tão bonitos que ajudam a decorar o ambiente em que são colocados. Você também estará ensinando aos pequenos o valor da reciclagem, desde cedo.
 
3. Bolsas. Seja para levar no dia a dia ou para ter em casa para guardar acessórios e apetrechos, como pentes e fivelas de cabelo, você pode criar peças lindas usando tecido. Suas bolsas serão muito mais ecológicas que as de couro e ainda terão a vantagem de serem laváveis. Você também pode fazer bolsas de fuxico, como a que aparece na galeria de fotos deste post.
 
4. Jóias. É possível criar pulseiras, colares e brincos com tecidos, trançando-os e decorando-os com lantejoulas e miçangas. Elas ficam com cara de produto artesanal, feito à mão, o que agrada a muitas pessoas.
 
5. Chaveiros e outros brindes. Para fazer bonequinhas de tecido e outros penduricalhos para chaveiros, use os restos de pano que você tem em casa. Flores, letras com iniciais de nomes, animais de estimação (cães e gatos), monstrinhos e outros temas são os mais procurados.

 

Artesanato com tecidosArtesanato com tecidosArtesanato com tecidosArtesanato com tecidos
 

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!