Evolução das bolas oficiais da Copa do Mundo: quanta diferença!

Escrito por: -

Evolucao das bolas oficiais nas Copas do Mundo
Haja evolução ao longo destes 80 anos de Copas do Mundo no design da bola oficial do Campeonato. Esta imagem criada pelo jornal americano The New York Times mostra como ela mudou para melhor, e faz parte de um gráfico interativo que você pode ver aqui.

Eu não sou especialista, mas a primeira bola, de 1930, parece muitíssimo mais pesada que as mais modernas, o que deveria ser um transtorno para os jogadores. A bola de 1938, na Copa da França, tinha cordões, e aquela válvula de ar usada para inflá-la só apareceu na Copa seguinte, realizada no Brasil (a famigerada Copa de 1950, quando perdemos a final para o Uruguai no maracanã lotado).

O design mais famoso é aquela bola com gomos brancos e pretos, que foi desenhada assim para aparecer nas TVs da época, que não mostravam cores. E enfim, as bolas mais modernas, que me parecem fantásticas, principalmente a mal-falada jabulani, a bola oficial da Copa da África.

Vi no brainstorm9

Evolução das Bolas da Copa
Evolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da CopaEvolução das Bolas da Copa

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!