Como fazer listras decorativas na parede

Escrito por: -

Delicado e sofisticado, o efeito decorativo das listras é fácil de fazer e ajuda a renovar os ambientes e atingir resultados diferenciados em paredes, colunas, barrados, entre outros locais.

Fáceis de fazer e de baixo custo, pinturas ou texturas decorativas requerem, sobretudo, criatividade e ferramentas adequadas na hora de transformar paredes em superfícies exclusivas. Contamos com um especialista para nos ensinar como fazer listras decorativas na parede.

Quem nos ensina é a Castor, fabricante de ferramentas e acessórios para as áreas de acabamento, pintura e efeitos decorativos.

Obtido por meio de ranhuras de diferentes espessuras, este efeito proporciona um acabamento suave e delicado, que torna o ambiente mais sofisticado. Pode ser aplicado em paredes, barrados, borders, colunas, entre outros locais, com resultados surpreendentes.

Como preparar a parede para receber as listras

Para potencializar o resultado do efeito, algumas orientações devem ser seguidas. A primeira delas é preparar adequadamente a superfície antes de iniciar qualquer trabalho. Em caso de repintura, deixe a superfície limpa, isenta de poeira, gordura, partículas soltas ou desagregadas antes de começar a nova pintura. Se a parede for nova, é indicado aguardar a cura do cimento por no mínimo 30 dias.

De qualquer forma, é indicado lixar a superfície para remover as partículas soltas e aplicar um fundo preparador de paredes na cor desejada para aumentar a fixação da textura na superfície. Recomenda-se, ainda, que seja feito um teste, utilizando-se outras espátulas plásticas, com dentes em tamanhos diferentes.

O diferencial desta textura está nas diferentes ranhuras que podem ser feitas com espátulas de tamanhos diversos (dentes pequenos, médios e grandes), tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Para fazer as listras decorativas, você vai precisar de:

- Espátula plástica 7 Dente P
- Espátula plástica 7 Dente M
- Espátula plástica 7 Dente G
- Rolo de lã Master com Cabo
- Bandeja grande
- Lixadeira
- Trincha gris Série 700
- Fita crepe
- Folha de lixa para alvenaria grão 220
- Massa para textura lisa
- Tinta acrílica fosca na cor escolhida

Como fazer listras decorativas na parede passo a passo

1- Com uma régua, demarque as colunas em larguras não superiores ao tamanho das espátulas dentadas que serão utilizadas. Neste caso, 7 cm.

2- Ajuste a fita crepe de acordo com a demarcação.

3- Com a espátula 7 lisa, aplique a massa nas colunas, deixando uma camada fina e homogênea. Em seguida, antes que a massa seque, inicie as ranhuras.

4- Com a espátula 7 dente P, ranhure a primeira coluna de uma só vez.

5- A seguir, ranhure a segunda coluna, com a espátula 7 dente M;

6- Depois, ranhure a terceira coluna, com a espátula 7 dente G e assim sucessivamente até terminarem as colunas. Mantenha a espátula bem deitada para criar as ranhuras na massa.

7- Antes que a massa seque, retire cuidadosamente a fita crepe e deixe a textura secar completamente. Para deixar a textura bem macia e lisa, passe a minilixadeira com lixa grão 220 levemente. Limpe bem as colunas, retirando completamente o pó.

8- Com o rolo de lã Máster, aplique duas demãos de tinta acrílica fosca na cor desejada. A pintura de cantos, áreas menores e arredondadas deve ser feita com trincha.

9- Aguarde a secagem total e está pronto!

Foto: Castor

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!